domingo, 25 de janeiro de 2009

Blindness

"Uma cidade é devastada por uma misteriosa epidemia de cegueira, uma cegueira branca, leitosa, inexplicável e aparentemente incurável. Devido à rapidez com que a epidemia se propaga, os primeiros indivíduos afectados são colocados em quarentena num hospital abandonado, mas são deixados entregues a si próprios.
Rapidamente, o sentido primitivo da sobrevivência desperta e o grupo entra em colapso, com os mais fortes a sobreporem-se aos mais fracos, numa luta pela comida. São cometidos actos atrozes, vistos apenas pela única testemunha do pesadelo, uma mulher que, estranhamente e sem explicação, não foi tocada pela cegueira. A mulher do médico, que resolveu fingir-se cega para poder acompanhar o marido. São os seus olhos que ainda os podem conduzir ao caminho de regresso à condição humana e escaparem aos instintos mais vis." in Cinema PTGate

As expectativas não eram muito elevadas e talvez tenha sido por isso que este filme me surpreendeu tanto.

Blindness é o típico filme que mostra a decadência da raça humana e a capacidade de certas pessoas para mesmo em ambientes completamente adversos, terem a ganância, a crueldade e uma mente desumana como pano de fundo.

Combinando uma história bastante bem estrutura e ambientes brutais, Julianne Moore tem um papel soberbo, provavelmente do melhor que já a vi fazer.

4 comentários:

Luis disse...

Epá fiquei muito desiludido com o filme, embora a “culpa” possa nem ser do filme em si. Já tinha lido o livro, que é muito bom mesmo e vai a um nível de pormenor que é fácil visualizar as cenas. Se calhar o filme não correspondeu bem ao que esperava, mas isto é o que acontece a maior parte das vezes que se lê um bom livro antes de ver o filme.

A Naomi Watts tem um papel tão bom tão bom que nem entra no filme. Não estás a confundir com a Julianne Moore?

Tiago Esteves disse...

Yah :D enganei-me...raio da sardenta :D

::Andre:: disse...

Se fosse com a Naomi Watts seria mais interessante...

Tiago Esteves disse...

É um facto lol