terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mogwai+Fuck Buttons+Errors - Hammersmith Apollo London


Ao ver o Apollo completamente cheio para ver uma banda como Mogwai consigo perceber o desastre que seria a vinda desta banda a Portugal. Tenho dúvidas que Mogwai conseguisse levar mais de 500 pessoas a qualquer sala deste país.

Importa salientar algumas particularidades que fazem dos concertos no estrangeiro e principalmente em Londres mais interessantes. Para além de todas as actuações começarem horas, e não pregarem a quem pagou bilhete esperas de 1 hora entre as bandas, como acontece muitas vezes em Portugal, também o facto de não se poder fumar contribui para que o ambiente seja muito mais respirável e agradável. O mais notório é que todos respeitam e ninguém fuma, o que é impensável em Portugal, porque mesmo em salas que não se pode fumar como no Coliseu, quem quer fuma e não é avisado por isso.
Mais concretamente em relação às bandas, os primeiros a subir ao palco foram os Errors que praticam um post rock com uma ou outra parte electrónica. É engraçado mas não passa disso.

Fuck Buttons, tal como em Barcelona deram um concerto explosivo. Ouvir as músicas de Street Horrrsing ao vivo é de ficar com pele de galinha. Venero estes rapazes e ao vivo são formidáveis.

Quanto a Mogwai foi uma autêntico destilar de post-rock. Ao vivo as faixas ficam ligeiramente mais pesadas e ganham bastante com isso. A prestação foi irrepreensível e espalhou-se pelo público uma aura fenomenal em que dava a sensação que todos estavam hipnotizados com o som produzido.

Para o final foram reservadas duas das melhores faixas de Mogwai, "Like a Herod" e "Batcat" que tocadas de seguida causam um impacto brutal.. Aliadas a um jogo de luzes sensacional foram minutos que mereciam ser escutados durante horas.

5 comentários:

Catarina disse...

Muito bom o concerto:) ...Gostei de todos..e sempre para melhor...talvez porque o concerto era mesmo de Mogwai, foi sem dúvida o que gostei mais dos 3 :)

Concordo com tudo o que dizes, principalmente no que diz respeito aos horários cumpridos...impecável! As portas abrem..e passado um bocado já temos a banda de abertura a tocar..e não há esperas intermináveis entre as bandas...o que também é um ponto bastante positivo!...Não nos fartamos de estar à espera...é sempre a bombar:)...e ainda conseguimos sair a horas decentes!

::Andre:: disse...

Deve ter sido uma noite fantástica.... Cheguei a equacionar ir, num fim-de-semana que também incluía o Chelsea-Liverpool, mas as coisas não correram bem. Em Dezembro volto a Londres, mas continuo sem ver os Mogwai. Já os Fuck Buttons, com tanto hype, acredito que mais tarde ou mais cedo passem por cá.

Em relação ao teu comentário sobre as diferenças, é uma coisa cultural. Por muito que queiras começar um concerto a horas, na maior parte das vezes não consegues. O fumar é a mesma coisa, há sempre determinados paravalhões (e eu sou fumador) que não sabem respeitar e, tal como dizes, não há ninguém que os impeça.

Tiago Esteves disse...

Sim são factores culturais, mas se nos outros países se consegue aqui também se devia conseguir.

Acredito que tu como organizador de concertos te debatas constantemente com estas questões, principalmente com a questão dos horários. Mesmo que tu queiras começar a horas, é a pessoa do local do concerto que atrasa, ou outra coisa qq. Há sempre qq coisa. Eu sou sempre pontual em tudo e como tal fico bastante transtornado qd os concertos atrasam horas..é que depois a disposição para a banda nem é a msm :\

::Andre:: disse...

Já viste concertos em Espanha ou Itália? Eles são como nós, em tudo. Já em Inglaterra é diferente, têm outra maneira de estar e quando cá vêm ficam admirados e até gostam da nossa maneira de fazer as coisas.

Também sou pontual, tanto quando faço parte do público como quando sou organizador, mas a partir do momento em que comecei a ter uma noção diferente das coisas comecei a compreender as razões dos atrasos. Olha, lembro-me de ter ficado lixado pelo concerto dos Mono aqui no Porto se ter atrasado duas horas e mal eu sabia que a carrinha deles tinha sido assaltada...

Tiago Esteves disse...

Em Itália nc fui. A Espanha fui a festivais e fui também ver Envy e começou a horas :\

Não sabia disso da carrinha de Mono :O