segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

The Lives of Others

"Ao mesmo tempo um thriller político e um drama humano, "As Vidas dos Outros" começa na Alemanha de Leste, em 1984, cinco anos antes da Glasnost e da queda do Muro de Berlim e leva-nos até 1991, à que é hoje a Alemanha reunificada.

"As Vidas dos Outros", acompanha a gradual desilusão do Capitão Gerd Wiesler, um oficial altamente credenciado da Stasi, a toda-poderosa polícia política do regime. A sua missão é espiar um celebrado escritor, George Dreyman, e a sua esposa, a actriz Christa-Maria Sieland.

Antes da sua queda, o governo da antiga Alemanha de Leste, conhecida como Alemanha Democrática, assegura o poder através de um sistema impiedoso de controle e vigilância, através da Stasi, uma vasta cadeia de informadores, que chegaram a ser 200.000, numa população de 17 milhões. O seu objectivo era saber tudo sobre As Vidas dos Outros. Um filme escrito e realizado por Florian Henckel von Donnersmarck." in 7ª Arte

Este filme foi Vencedor do Óscar para o melhor filme estrangeiro em 2007. Só agora tive oportunidade de o ver e, de facto, é bem merecido e vem mais uma vez demonstrar que o cinema alemão é cada vez mais uma referência a nível mundial.

No fundo mostra a transformação que um homem vai sofrendo nas suas convicções perante um conjunto de situações que se vão sucedendo. Com histórias, tempos, e tipo de filme diferente, faz-me lembrar um pouco o Equilibrium, pela questão da ideologia.

Um filme para se ver o quanto antes.

2 comentários:

::Andre:: disse...

O problema no cinema alemão é que... lembras-te de algum bom filme que não esteja relacionado com o Muro, guerra, holocausto, hitler? Eu também não...

Tiago Esteves disse...

Assim sem pensar mto lembro-me logo deste: http://www.imdb.com/title/tt0347048/

Mais há mais, agr é que n me recordo. Mas claro que essa temática é a mais forte no cinema deles, mas acho perfeitamente normal. A história da Alemanha está mto ligada a esses acontecimentos. A vdd é que msm com temáticas repetidas têm filmes mto mto bons.