"Verdadeiro ícone da chamada geração Punk, Joe Strummer, o guitarrista e cantor principal dos The Clash, que durante algum tempo conseguiu sintetizar com a sua música e palavras a ansiedade de uma geração que se rebelava contra a apatia da sociedade britânica dos final da década de 70.
A personalidade controversa, mas apaixonada e generosa de Strummer, inspirou Julien Temple, o autor de "The Filth & the Fury Sex Pistols O filme", a realizar um documentário onde se evoca e celebra a personalidade e o legado de Joe Strummer.
Combinando uma criteriosa selecção musical, imagens de arquivo, filmes inéditos e depoimentos de amigos e admiradores de Strummer, Julien Temple consegue o feito raro de tornar viva e vibrante a personalidade profundamente humana do líder dos The Clash, que é aqui lembrada por gente tão diversa como os realizadores Martin Scorsese e Jim Jarmusch, actores como Johnny Depp, Steve Buscemi, John Cusack ou Matt Dillon, ou ainda Bono Vox.
Um documentário imprescindível que, umas vezes nos comove, outras nos faz rir, mas onde conhecemos a evolução pessoal de um músico cujo talento tocou toda uma geração." in dvdpt.com
Um dos melhores documentários sobre uma personalidade musical que alguma vez vi. Muito boa optimização de todos os vídeos com depoimentos de pessoas que conviveram e que foram influenciadas pelos The Clash e por Joe Strummer.
A ideia da fogueira em que todos se juntam para prestar a sua homenagem a Joe e falar sobre ele, é fenomenal. Recorde-se que Joe era fascinado por fogueiras e dizia que fazer uma fogueira era mais belo do que qualquer música que tinha composto.
Um aspecto curioso e que desconhecia é que também Joe Strummer (tal como Ian Curtis), ficou completamente mudado em termos musicais desde que viu uma actuação dos Sex Pistols.
Julien Temple começa claramente a fazer história no que respeita a documentários sobre tudo o que diz respeito a esta geração de músicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário