Este livro reúne todos os textos escritos pelo autor, ao longo dos dois últimos anos, para revista "Única" do Jornal "Expresso". Começando por aqui, é normal que sendo um jornal, o espaço concedido seja limitado e condicionador de toda a estrutura do texto e mesmo do que se relata. Talvez esta possa ser uma razão para a minha decepção com este livro e explique a forma leve como são relatados os acontecimentos.
Quando leio um livro de viagens, gosto de assistir a um contínuo, em que possa imaginar o percurso de viagem. Neste livro nada disso acontece, ora se retrata algo em África, como a seguir se passa para a América Central. Não há um fio condutor.
Foram poucos os textos que me agradaram e maior parte deles formam apenas uma breves considerações sobre o local. Prefiro saber mais acerca do local, complicações de viagem, algumas peripécias, do que por exemplo, relembrar uma pessoa que se conheceu naquele espaço.
Destaque para um capítulo em que aborda o "backpacking", que segundo a sua explicação, não tem tradução em Portugal, porque no nosso país não há esse tipo de viajantes. Para além de ser hiper redutor, talvez fosse aconselhável ao autor do livro, expandir os seus horizontes e não se achar tão especial. Pode ter a certeza que em Portugal há "backpacking" e muitos destes viajantes, passam por maiores dificuldades e sacríficios, já que não tem uma máquina empresarial por trás. Aqui fica uma sugestão - Last Stop Lisbon
2 comentários:
Estive para comprar o "África Acima", tenho curiosidade em ler algo sobre ele.
Eu estou tentado a ler mais um, para perceber se é apenas este ou tds os outros n perpetuam a viagem no seu desenrolar. Gosto de ver as coisas a acontecer através do desencadear de lugares e situações e não a espaços e sem ligação. Vou ler qq coisa entretanto e depois logo penso em ler outro ou n :D
Enviar um comentário