domingo, 24 de janeiro de 2010

Jandek - Teatro Maria de Matos 23 Jan

Fui maioritariamente à descoberta. Dos álbuns que ouvi de Jandek a maior parte das músicas soavam-me sempre ao mesmo. Infelizmente também no concerto foi assim, ao passo de algumas músicas, já estava cansado e, a avaliar pelo número que desistências que foi havendo ao longo do concerto, percebi que não era o único. Ao longo de duas horas de concerto, as vocalizações de Jandek, meio faladas, meio cantadas, tornaram-se maçadoras e demasiado monocórdicas. Os registos de saxofone, de guitarra e de piano também se manteram sempre na mesma toada. Sei que isto poderá ser blasfémia, mas não vi qualquer vislumbre da genialidade que é reconhecida em Jandek. Na maior parte das vezes parecia que tudo era fruto de simples improviso.

Saí desiludido, mas ao menos serviu para conhecer mais um excelente espaço de concertos em Lisboa, com uma programação bastante aliciante que tentarei acompanhar.

4 comentários:

::Andre:: disse...

Oh oh, é uma lenda pá. Que álbuns dele conheces?

Tiago Esteves disse...

Conheço dos mais antigos. Mas n te posso dizer que conheço em profundidade. Por isso, foi um pouco à descoberta e n fiquei fascinado :\

Rui Carvalho disse...

Eu era/sou um apreciador da sua obra, e no ano passado no Porto /Serralves, acredita , fui o primeiro a abandonar a sala, para minha tristeza...
com uma agravante, era ele e o seu piano.........um abraço e
parabéns pelo teu bom blog

Tiago Esteves disse...

Rui, obrigado :D