"Alemanha, nos dias de hoje. No âmbito da Área de Projecto, o professor de liceu Rainer Wenger (Jurgen Vogel) propõe uma experiência, para explicar aos seus alunos como é que funcionavam os governos totalitários. Começa assim um jogo de personagens cujos resultados serão trágicos. Ao fim de algum tempo, o que começou com inofensivas noções sobre disciplina e vivência em comunidade transforma-se num verdadeiro movimento: "A Onda". Ao terceiro dia, os estudantes começam a ostracizar-se e a ameaçarem-se uns aos outros. Quando o conflito finalmente estala em violência, o professor decide interromper a experiência. Mas é demasiado tarde. "A Onda" está fora de controlo..." in Cinema PTGate
Mais que um filme, esta película deve ser encarada como um exercício e uma demonstração do poder da dinâmica de grupo. Demonstra que perante determinadas circunstâncias o passado pode muito bem ser reavivado e o autoritarismo está longe de estar enterrado.
É o tipíco filme que faz pensar e que seria um excelente objecto de estudo para qualquer disciplina de psicologia ou história.
Sem comentários:
Enviar um comentário