domingo, 16 de novembro de 2008

Joy Division (Grant Lee)

"No dia 4 de Junho de 1976, quatro rapazes de Manchester foram assistir a um concerto dos Sex Pistols e formaram aquela que viria a ser uma das bandas mais influentes da música popular – os Joy Division. Este é o filme que conta a sua história, mostrando muitas imagens de concertos, fotografias e gravações inéditas, com a participação dos sobreviventes da banda - Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris - e depoimentos de Tony Wilson e Peter Saville (Factory Records), Anton Corbijn, Annik Honoré, entre muitos outros." Fonte: 7ªArte

Todos os filmes que se refiram aos Joy Division são para mim de visionamento obrigatório. Como tal não podia deixar de ver este novo documentário sobre a banda. No entanto, devido ao facto de a história da mesma e maioritariamente de Ian Curtis já ser bastante conhecida, este filme peca por não apresentar grandes novidades em relação a tudo o que se já sabia. Provavelmente o grande ponto positivo é contar com as informações prestadas por Annik Honore.

O mais engraçado deste filme é constatar que aparentemente os restantes membros do grupo, não davam grande atenção às letras de Ian Curtis e que agora posteriormente à sua morte reconhecem que se o tivessem feito talvez pudessem ter evitado o suícidio de um dos maiores génios do Séc.XX. Curiosamente no livro de Deborah Curtis, a mesma refere que se o Ian não tivesse escondido dela as letras de Closer saberia o que o marido sentia e que por isso, teria evitado o sucedido.

Este ano parece ter sido o ano de Ian Curtis e dos Joy Division e depois de todo este mediatismo, penso que já não haverá muito para acrescentar e como tal que deixem o homem descansar em paz.

1 comentário:

::Andre:: disse...

Isso, deixem o Curtis em paz, já chega.