domingo, 23 de novembro de 2008

Audições

Sigur Rós - Með suð í eyrum við spilum endalaust

Não se pode considerar que neste álbum exista um completo corte com a sonoridade dos discos anteriores, no entanto, notam-se claramente algumas diferenças. Em primeiro lugar as guitarras parecem ter perdido alguma importância, ao passo que as orquestrações, orgãos e som ambiente ganham um novo espaço.

Ao contrário daquilo que pensei aquando do lançamento do primeiro single, o que mais custa neste álbum é interiorizar o mesmo. A partir desse momento, todos os restantes segundos são pura magia. Há temas excelentes e Festival é quanto a mim o exemplo mais claro.

Yacht - I Believe in You. Your Magic is Real

Conheci esta banda através do single "Summer Song", um dos temas mais cativantes que ouvi nos últimos meses. Pensei que o álbum percorria os mesmos caminhos, no entanto, o álbum é muito fraco e pouco interessante, não encontrando qualquer faixa que escape a esta monotonia.

X-Wife - Are You Ready For the Blackout?

Quanto a mim, a qualidade dos discos de X-Wife tem vindo a decrescer. O primeiro foi para mim na altura um estrondo, tendo ouvido o mesmo sucessivamente. O seguinte foi bom, não mantendo o nível do anterior. Quanto a este, não passa do razoável, sendo que algumas faixas são medíocres.

O avanço do single demonstrou que este álbum seria mais do mesmo, contudo, existem algumas diferenças em relação ao conjunto dos dois discos anteriores. Infelizmente essas diferenças não parecem ter trazido acrescentos de qualidade.

É já no final do disco que surge a melhor faixa deste álbum, "Fireworks", uma faixa brutal cujo nível não é acompanhado pelo resto do disco.

TV On the Radio - Dear Science

Esta é daquela bandas que não consigo compreender a onda de excitação em seu redor. Tal como anteriormente não consigo gostar nem da sonoridade, nem das vocalizações, nem dos ritmos. Tirando "Golden Age" e "Halfway Home" que são menos más que todas as outras, a audição deste álbum roça a perca de tempo.

Calexico - Carried to Dust

Outro álbum desta recente fornada de discos que é fraco. É mais um daqueles casos em que não consigo perceber o fascínio que desperta junto de grande parte dos críticos. É tudo demasiado morno e sem chama. Confesso que ouvi até ao final com bastante dificuldade.

Antony and the Johnsons - Another World

Este EP ainda não fez o "click". Normalmente não preciso de tantas audições para ficar deslumbrado com os álbuns de Antony. De facto, parece estar muitos furos abaixo de "I Am a Bird Now". Não há nenhuma faixa que ache digna de registo. Espera-se com ansiedade o novo álbum para compreender qual o percurso traçado.

Dresden Dolls - No, Virginia

Uma vez que este resgisto é composto por temas que não entraram na lista final do álbum anterior "Yes, Virginia", é normal que estejam na mesma linha do que foi feito nessa altura. A par disso, é notório que alguns destes temas não são das melhores composições que a banda já fez. No entanto, é Dresden Dolls e como tal está sempre muito perto do genial.

2 comentários:

::Andre:: disse...

Não ouvi nenhum desses discos nem creio ter grande vontade. Rós fica para mais tarde e X-Wife enjoei e também já tive uma panca por eles..

Luis disse...

Concordo com a maior parte das reviews (só não ouvi 2 destes álbuns). Destaque para Sigur Rós que entrou facilmente e realmente o single que já parecia esquisito quando saiu continua a parecer esquisito quando se ouve o álbum todo. Eu gostei.

X-Wife ouvi uma vez e não voltei a pegar nele, não é que me pareça mau, mas não me viciou tal como os 2 anteriores viciaram.