terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dois Discos, Duas Formas

Durante o mês de Janeiro, estes dois discos terão sido aqueles que mais ouvi. São duas bandas incontornáveis e cada disco que editem é sempre motivo para uma audição até à exaustão.

O novo de Earth soa-me a uma extensão do "The Bees Made Honey in the Lion's Skull", ou como já li em alguns comentários, será esse mesmo álbum com violino. De facto, não consigo encarar este disco como um progresso dos Earth. Talvez por algumas faixas não serem novidade e terem sido tocadas durante a tour de promoção do citado álbum, a verdade é que este disco faz-me lembrar uma espécie de segundo disco e não algo completamente novo e renovado. É um bom disco, entenda-se, mas dos Earth espero sempre o inesperado e este disco não teve esse efeito.

Por sua vez, os Mogwai conseguiram enveredar por um caminho completamente diferente. Não me lembro de um álbum dos Mogwai com tamanho recurso de teclados, nem com faixas tão simples e melódicas, mas tão eficazes. É verdade que se perderam os momentos épicos de outros álbuns, mas com tanta banda a fazê-lo actualmente os Mogwai conseguiram distanciar-se de um estilo que também eles ajudaram a criar e mais uma vez deram um novo rumo ao seu som.

Sem comentários: