domingo, 25 de abril de 2010

Sonic Youth - Coliseu dos Recreios Lisboa 22 Abril

O confronto de gerações esteve bastante presente neste concerto. Actualmente não será muito fácil encontrar bandas que ao longo de tantos anos, tenham marcado tantas pessoas. Neste contexto, era curioso verificar que havia quem queria faixas antigas de álbuns como “Daydream Nation”, “Goo”, “Sister” ou “EVOL”, como também havia muita gente que talvez tivesse tido o primeiro contacto com a banda através do mais recente registo “The Eternal”.

As expectativas eram muito altas, muito por os alinhamentos em Espanha serem um autêntico destilar de clássicos e muito pouco centrado no mais recente álbum. Não é que ache “The Eternal” um álbum menor, é um bom disco, mas não consegue competir com nenhum dos álbuns anteriormente mencionados. O grande defeito deste concerto, foi mesmo esse, a performance quase na íntegra do novo álbum, tendo ficado para o fim algumas faixas que queria ouvir como “Shadow of a Doubt” e “Death Valley 69”.

De resto, é importante mencionar que mais uma vez comprovo que talvez estes Sonic Youth só venham a terminar as suas carreiras quando estiverem na cova. É impressionante verificar o imenso prazer que continuam a retirar de cada concerto e a forma acriançada como continuam a tocar. Não são miúdos, muito pelo contrário, e a continuação do debitar de ruído e riffs barulhentos é de louvar.

O concerto vai ficar concerteza na memória de todos os que estiveram presentes, mas terá tido demasiado “The Eternal” para se tornar mítico e eterno.

Sem comentários: