terça-feira, 17 de novembro de 2009

Prayer Fest 15 Nov Sacavém

Ansiava muito esta noite, tendo em conta o facto de apresentar um dos melhores cartazes do ano. No entanto, o que prometia ser uma noite para mais tarde recordar acabou por ser um tormento. Tenho muito apreço por aquilo que a Ritual Som tem feito e pelos concertos que tem proporcionado, mas quando as coisas não correm bem também se deve dizer. Infelizmente em Portugal, concertos sem atrasos, não são concertos. Quem já tenha ido a concertos no estrangeiro, sabe que tudo começa a horas. Se em muitos casos, estes atrasos acabam por não ser prejudiciais nos concertos, desta vez foi mais que prejudicial. Minsk apenas tocou 3 faixas devido a esse mesmo atraso. E não me digam que foi porque os Altar os Plagues estavam atrasados, porque tal como se mudou Minsk para o fim, também se podia ter começado com Black Sun que já lá estavam.

No fim acho que teria sido um acto de coragem e consideração, alguém da organização ir ao palco e pedir desculpa pelo sucedido. Depois ou eu tenho muito mau ouvido ou a sala é talvez uma das piores em que já vi concertos. Acho que até a cozinha da Floresta do Ginjal em Cacilhas tem melhor som. O som era em muitas alturas imperceptível, barulho e mais barulho.

No que toca às bandas:

Altar os Plagues - Foi porreiro, gosto particularmente do EP Sol, mais do que do White Tomb. Foi caótico e se tivessem um som à altura teriam dado um concerto excelente. No entanto, são notórias inúmeras semelhanças com Wolves in the Throne Room e para que lhes chegam aos calcanhares ainda têm que comer muita sopa.

Black Sun - Deram uma grande demonstração de poder e talvez o que lhes falte em genialidade compensa com a vontade, ódio e raiva. São uma banda mais fácil de ouvir ao vivo do que em disco.

A Storm of Light - Têm quanto a mim um dos álbuns mais interessantes do ano e queria mesmo muito revê-los. Infelizmente numa sala com tão má acústica era inevitável que o concerto fosse uma decepção. Comparar este concerto com o de Oeiras é comparar um Mini com um Ferrari. Valeu pela projecção, nisso são mestres. De resto, acho que se nota algum mal estar na banda e o Josh Graham têm alguns tiques de vedetismo que não caem bem. O gajo de Wolves in the Throne Room e a postura dele parecia estar uma beca deslocado do resto da banda. Pelo que me disse, daqui a um ano contém com novo álbum deles e uma tour pela Europa de Leste.

Minsk - Iam ser a banda da noite e estavam a usufruir do melhor som e a ter um impaco brutal. Ao menos o coito interrompido pela polícia, acabou em beleza com a Three Moons. Custa que muita gente tenha ido para os ver e tenham visto 3 músicas.

O acto de hoje acabou por ser cancelado. Tenho pena que tudo tenha acabado assim. Espero que o festival regresse para o ano e que se tenha aprendido com os erros. Tou certo que a Ritual Som nos vai continuar a brindar com excelentes concertos e que este, foi apenas um acidente de percurso.

5 comentários:

::Andre:: disse...

Não é só em PT, só não tens atrasos em Inglaterra, mas em Espanha também é muito habitual, por exemplo. Não interessa justificar o que falhou, mas não sabemos o porquê de Black Sun não ter tocado primeiro, acredita. Teriam backline? Será que não recusaram tocar antes de Altar of Plagues? Há tanta tanta coisa que pode ter acontecido, só a Ritual Som saberá. Valeu o esforço, valeu a tentativa de criar um festival novo e interessante, mas se não fizermos um esforço para perceber o que poderá ter falhado o mais certo é quem está por detrás deste evento desmotivar com críticas como estas. Ok, o espaço pode ter sido uma má escolha, mas a infelicidade do atraso das bandas, a polícia e o temporal não são coisas que se possam controlar. Não estou a desculpabilizar a promotora, mas assim é provável que não tarde desista e Lisboa fique outra vez sem concertos desta dimensão.

::Andre:: disse...

Outra coisa, o Josh não tem tiques de vedeta. Quem não o conhece pensa que sim, mas acredita quando te digo que o gajo é cinco estrelas e tem os pés bem assentes no chão. Ele é, isso sim, muito snob em relação ao seu trabalho e um pequeno detalhe pode deixá-lo fodido. Para além do mais, desta vez encontrava-se doente e um pouco desmotivado com todos os azares que tiveram em tour. Não fiques com essa impressão do gajo, ele é mesmo porreiro.

Tiago Esteves disse...

André, tal como disse no meu post valorizo td o esforço da Ritual Som. Acho que fui a tds os concertos deles e apesar desta confusão td ia na msm ao segundo acto, o que demonstra o meu apoio. No entanto, se valorizo qd corre bem, qd corre mal tb se deve dizer.

Qt ao Josh acredito em ti então :D

::Andre:: disse...

Sim, mas não descascar por descascar. Estive com o Pedro ontem e a Ritual Som vai acabar ou entrar num hiatus o que significa que Lisboa vai voltar ao mesmo...

Tiago Esteves disse...

Não descasquei por descascar ;) Dei apenas a minha opinão em forma de crítica construtiva..