quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Mono em Gravações


O sucessor de "Are You There" vai contar com a colaboração de uma orquestra sinfónica. Tenho a sensação que isto vai ter um final sensacional e que o álbum vai ser um mimo.

Através deste link pode-se acompanhar as novidades em relação à gravação do álbum.

Recorde-se que a edição deste álbum está agendada para a Primavera de 2009.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Isto é Verdade??

Bem sei que muitas vezes a agenda de concertos do last.fm inclui alguns concertos fictícios. Mas será este o caso?

Alguém que se lembre de os trazer a Portugal..

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Lightning Bolt - ZDB

Que abuso!!

Presenciar este concerto é como estar envolvido no meio de uma batalha campal e fazer parte de uma guerrilha qualquer. Ainda agora sofro as mazelas deste concerto e não há meio de o apito nos ouvidos passar. Assistir a Lightning Bolt sem tampões é algo a não repetir.

Foi um destilar de brutalidade e intensidade.

É interessante ver a quantidade de gente que Lightning Bolt reuniu. Para além de tocarem mesmo em cima do público e ser possível estar com o corpo quase em cima dos pratos, desta vez até atrás das colunas existia público.

domingo, 23 de novembro de 2008

The Dark Night


Não sei se foram as expectativas muito elevadas que foram criadas, mas a verdade é que achei este filme um fiasco. Considero o Christian Bale como o melhor actor da actualidade, mas nem ele consegue salvar o Batman.

Outra verdade é que também não sou aficionado de filmes de super-heróis e esse também pode ter sido um factor a desfavor deste filme. No entanto, dentro de toda a vaga de filmes deste género que têm surgido, o Batman ainda era daqueles que mais gostava.

Não achei a história nada de especial, nem as prestações individuais. Muito se tem falado do Joker mas a verdade é que já no primeiro o Joker funcionava como a personagem central em termos de animação.

Com este filme percebe-se claramente o descrédito em que as votações no IMDB se tornaram. Considerar este filme como o quarto melhor de sempre é no mínimo insultuoso para as centenas de filmes que estão abaixo.

Sonic Youth Live Recordings Lossless Archive

Neste link é possível encontrar uma lista enorme de audio dos espectáculos dados por Sonic Youth ao longo dos últimos anos. É possível descarregar concertos completos desde 1981 até 2008.

Para devotos da banda este é um site de consulta obrigatória.

Audições

Sigur Rós - Með suð í eyrum við spilum endalaust

Não se pode considerar que neste álbum exista um completo corte com a sonoridade dos discos anteriores, no entanto, notam-se claramente algumas diferenças. Em primeiro lugar as guitarras parecem ter perdido alguma importância, ao passo que as orquestrações, orgãos e som ambiente ganham um novo espaço.

Ao contrário daquilo que pensei aquando do lançamento do primeiro single, o que mais custa neste álbum é interiorizar o mesmo. A partir desse momento, todos os restantes segundos são pura magia. Há temas excelentes e Festival é quanto a mim o exemplo mais claro.

Yacht - I Believe in You. Your Magic is Real

Conheci esta banda através do single "Summer Song", um dos temas mais cativantes que ouvi nos últimos meses. Pensei que o álbum percorria os mesmos caminhos, no entanto, o álbum é muito fraco e pouco interessante, não encontrando qualquer faixa que escape a esta monotonia.

X-Wife - Are You Ready For the Blackout?

Quanto a mim, a qualidade dos discos de X-Wife tem vindo a decrescer. O primeiro foi para mim na altura um estrondo, tendo ouvido o mesmo sucessivamente. O seguinte foi bom, não mantendo o nível do anterior. Quanto a este, não passa do razoável, sendo que algumas faixas são medíocres.

O avanço do single demonstrou que este álbum seria mais do mesmo, contudo, existem algumas diferenças em relação ao conjunto dos dois discos anteriores. Infelizmente essas diferenças não parecem ter trazido acrescentos de qualidade.

É já no final do disco que surge a melhor faixa deste álbum, "Fireworks", uma faixa brutal cujo nível não é acompanhado pelo resto do disco.

TV On the Radio - Dear Science

Esta é daquela bandas que não consigo compreender a onda de excitação em seu redor. Tal como anteriormente não consigo gostar nem da sonoridade, nem das vocalizações, nem dos ritmos. Tirando "Golden Age" e "Halfway Home" que são menos más que todas as outras, a audição deste álbum roça a perca de tempo.

Calexico - Carried to Dust

Outro álbum desta recente fornada de discos que é fraco. É mais um daqueles casos em que não consigo perceber o fascínio que desperta junto de grande parte dos críticos. É tudo demasiado morno e sem chama. Confesso que ouvi até ao final com bastante dificuldade.

Antony and the Johnsons - Another World

Este EP ainda não fez o "click". Normalmente não preciso de tantas audições para ficar deslumbrado com os álbuns de Antony. De facto, parece estar muitos furos abaixo de "I Am a Bird Now". Não há nenhuma faixa que ache digna de registo. Espera-se com ansiedade o novo álbum para compreender qual o percurso traçado.

Dresden Dolls - No, Virginia

Uma vez que este resgisto é composto por temas que não entraram na lista final do álbum anterior "Yes, Virginia", é normal que estejam na mesma linha do que foi feito nessa altura. A par disso, é notório que alguns destes temas não são das melhores composições que a banda já fez. No entanto, é Dresden Dolls e como tal está sempre muito perto do genial.

Morrissey - Everyday Is Like Sunday



"Everyday is like sunday
Everyday is silent and grey

Hide on the promenade
Etch a postcard :
How I dearly wish I was not here
In the seaside town
...that they forgot to bomb
Come, come, come - nuclear bomb"

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Posters

Como apreciador da arte que envolve a criação dos posters para os filmes, deixo aqui umas sugestões de sites que merecem visionamento:




CONAN (2010)

Sim, faço parte da minoria que acha os filmes do Conan memoráveis. Como tal quando soube que está a caminho um novo filme da saga não consegui conter a minha felicidade.

Bathory

Desconhecia a estreia deste filme durante o corrente ano. De origem checa retrata a vida de Erzsebet Báthory que foi considerada como a Condessa de Sangue devida à sua história preversa e repleta de atrocidades para com os seus servos.

Para conhecer mais pormenores desta Condessa, este site tem um resumo bastante interessante.

The Killers - Human



Os Killers são daquelas bandas que despertam em mim um sentimento de amor-ódio. Tendo em conta que desde o primeiro álbum tudo o que fizeram foi lixo, este single está bastante razoável.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Artist on Artist: Quentin Tarantino & Robert Rodriguez

Artist on Artist: Quentin Tarantino & Robert Rodriguez

Bohren & der Club of Gore - Dolores

Que grande disco. Desconhecia completamente esta banda e já apresentam uma longa discografia. Não se espere deste disco nem barulho, nem distorção, nem istrumentos estridentes, mas sim uma enorme acalmia que nos trespassa completamente a alma e tem um enorme poder de relaxe.

Nem sou um grande apreciador deste tipo de bandas, mas a verdade é que estes Bohren & der Club of Gore me surpreenderam e todas as faixas deste álbum constituem uma grande ajuda para quando queremos ouvir música que nos permita sossegar.

Bohren & der Club of Gore - Constant Fear



FDS em grande

22 de Novembro - Irae & Inverno Eterno & Dolentia & InThyFlesh

23 de Novembro - Lightning Bolt & Stellar OM Source

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Uma semana depois...





Uma semana depois é arrepiante ver estes vídeos e pensar como os concertos de Sigur Rós vão para sempre perdurar no meu cantinho das memórias.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Lightning Bolt - Alteração do Local do Concerto

Esta é daquelas alterações insólitas. O concerto do próximo domingo na Galeria ZDB passou para o Parque de Estacionamento Subterrâneo do Largo de Camões (Piso -5). Não deixa de ser curioso que esta seja daquelas bandas que se adequa a um espaço claustrofóbico e, como tal, vai sentir-se nas suas sete quintas a tocar num parque subterrâneo.

No entanto, não posso deixar de temer pela segurança de todos aqueles que vão estar presentes, uma vez que este espaço não me parece apresentar as condições necessárias para albergar um grande conjunto de gente, ainda para mais com muitos provavelmente a não respeitar o facto de não se poder fumar.

Vamos ver como corre.

domingo, 16 de novembro de 2008

Robots in Disguise - Turn it Up



Descoberta do dia.

Joy Division (Grant Lee)

"No dia 4 de Junho de 1976, quatro rapazes de Manchester foram assistir a um concerto dos Sex Pistols e formaram aquela que viria a ser uma das bandas mais influentes da música popular – os Joy Division. Este é o filme que conta a sua história, mostrando muitas imagens de concertos, fotografias e gravações inéditas, com a participação dos sobreviventes da banda - Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris - e depoimentos de Tony Wilson e Peter Saville (Factory Records), Anton Corbijn, Annik Honoré, entre muitos outros." Fonte: 7ªArte

Todos os filmes que se refiram aos Joy Division são para mim de visionamento obrigatório. Como tal não podia deixar de ver este novo documentário sobre a banda. No entanto, devido ao facto de a história da mesma e maioritariamente de Ian Curtis já ser bastante conhecida, este filme peca por não apresentar grandes novidades em relação a tudo o que se já sabia. Provavelmente o grande ponto positivo é contar com as informações prestadas por Annik Honore.

O mais engraçado deste filme é constatar que aparentemente os restantes membros do grupo, não davam grande atenção às letras de Ian Curtis e que agora posteriormente à sua morte reconhecem que se o tivessem feito talvez pudessem ter evitado o suícidio de um dos maiores génios do Séc.XX. Curiosamente no livro de Deborah Curtis, a mesma refere que se o Ian não tivesse escondido dela as letras de Closer saberia o que o marido sentia e que por isso, teria evitado o sucedido.

Este ano parece ter sido o ano de Ian Curtis e dos Joy Division e depois de todo este mediatismo, penso que já não haverá muito para acrescentar e como tal que deixem o homem descansar em paz.

Lhasa de Sela - De Cara a la Pared



Grande canção. Recomendo também a audição de El Desierto.

sábado, 15 de novembro de 2008

Sigur Rós - Campo Pequeno 11 Novembro

Acredito que dificilmente os Sigur Rós possam dar um concerto que não roce a perfeição. Este não fugiu à regra e como tal foram enormes. Muito se tem falado da ausência das Amiina e na influência que isso tem no som da banda ao vivo. Sinceramente não reparei em notórias diferenças, e tão pouco as Amiina poderiam servir para sempre de moleta aos Sigur Rós.

A setlist concentrou-se maioritariamente nos dois últimos álbuns, não sendo esquecidos os mais antigos. O som foi excelente e apesar de questionar a utilização de um espaço de massacre para concertos, tenho que admitir que a acústica do Campo Pequeno é muito boa. Visualmente e para não fugir à regra foram excelentes.

Apesar de não ter ficado incrédulo com a actuação por já os ter visto no passado e como tal o efeito surpresa já se ter desvanecido, é daquelas bandas que se consegue ver e ouvir eternamente.

Nota negativa, apenas para o conjunto de miúdos aos pulos, a saltar, a chorar e a gritar que mais pareciam uma plateia de Tokyo Hotel do que Sigur Rós, que implica uma audição do som em silêncio para se poder desfrutar de cada segundo de alguns dos mais perfeitos temas de sempre.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mogwai - 5 Fevereiro

Ao contrário do que disse aquando da minha ida a Londres para ver esta banda, afinal parece que alguém se lembrou de os trazer cá. No entanto, nem todas as notícias são boas e o facto de ter que rever Mogwai sentado na Aula Magna é de muito mau gosto. Não consigo conceber que se possa ver uma banda deste tipo sentado numa cadeira. Temo que deste modo grande parte das sensações sejam perdidas..

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

20th Century Boy

T-Rex - 20th Century Boy


Placebo - 20th Century Boy



Este talvez seja um dos exemplos em que a cover é melhor que a versão inicial. Apesar de não gostar de Placebo, reconheco que esta versão é muito boa.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

É HOJE!!!!



Contagem decrescente...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

"Musicians Are Cowards"


Uma recordação do concerto memorável de Thee Silver Mt Zion...

Russian Circles + These Arms Are Snakes

Russian Circles, a verdadeira razão da minha ida a este concerto, não desiludiram. A reprodução ao vivo das faixas de "Station" (que se não estou em erro, foi tocado na íntegra) foi perfeita.

Ver tocar o baterista desta banda chega a ser cansativo. Aqueles braços mais parecem asas tal é a velocidade com que se movimentam em direcção à bateria.

A constante projecção de fumo deu uma aura de misticismo à actuação e que resultou plenamente.

These Arms Are Snakes, tirando o último álbum não conheço em pormenor a restante discografia. Ao vivo não me surpreenderam e fiquei com a ideia que sofreram com problemas de som. Muitas vezes a voz era inaudível.

Achei o concerto um pouco confuso e tirando uma ou outra faixa e os constantes devaneios do vocalista, tudo o resto tendeu para o aborrecido.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

DAF - Der Mussolini (Live)



Nunca tinha visto um vídeo de DAF ao vivo. Não deixa de ser curioso ver que a malta da banda não é nada igual ao que eu podia pensar. Reparem no público a dançar...

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Guilty Pleasure 3

Empire Of The Sun - Walking On a Dream



Custa a entrar mas quando entra tenho que admitir que é viciante...

Nancy Sinatra & Lee Hazlewood - Some Velvet Morning

domingo, 2 de novembro de 2008

Beirut

Quando em 2006 tropecei acidentalmente no álbum Gulag Orkestar estava longe de pensar na forma como Zach Condon me iria marcar. Na altura estava a caminho de casa a ouvir um álbum qualquer, quando o leitor passou para esta banda. Lembro-me que o espanto foi tal que fiz logo um telefonema para dizer que tinha descoberto uma das bandas mais soberbas que alguma vez tinha ouvido.

Pensar que Gulag Orkestar foi feito em casa e com quase nenhuns recursos só mostra a geniliadade que está presente em Zach Condon.

Como todos os génios também é afectado por problemas aparentemente existenciais. Nunca lhe vou perdoar o cancelamento das duas datas em Portugal.

Beirut - Postcards from Italy



Beirut - The Gulag Orkestar

Jesse Hughes Explains About His Moustache



E mais nada. Jesse Hughes é o maior.

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull

O desgraçar de uma triologia de sucesso? Aparentemente sim...

Este é o tipo de filme que qualquer admirador dos antigos Indiana Jones, gostaria que não tivesse sido feito. Há determinadas coisas em que se não se deve mexer nunca mais e o Indiana Jones é um desses casos. Era o mesmo que alguém lembrar-se de fazer um Mad Max 4. Não faz sentido.

A acção e a aventura continuam a estar presentes, mas já não causa impacto como no passado. O final é no mínimo horrível como elementos que não fazem qualquer sentido num filme do Indiana.

Espero que fiquem por aqui.

sábado, 1 de novembro de 2008

ATP - Maio 2009


Este pessoal do ATP não brinca em serviço. Já está definido o "curador" para o próximo ATP em Minehead que o ano passado contou com os serviços de Explosions in the Sky.

Uma semana antes acontece o evento "The Fans Strike Back", que para já conta com bandas como Devo, Grails e Sleep.

Este, a par do Roadburn e do Glastonsbury é um evento que deve ser presenciado pelo menos uma vez na vida. Infelizmente os preços são para rico, uma vez que incluem o alojamento.