sábado, 20 de março de 2010

Bandas e músicos de culto no IndieLisboa’10

"No mesmo mês em que estreia nos cinemas norte-americanos, When You’re Strange - documentário de homenagem aos The Doors - será exibido em antestreia nacional no IndieLisboa. Narrado por Johnny Depp e realizado por Tom DiCillo, o filme mostra imagens raras da banda desde o seu início (quando Ray Manzarek e Jim Morrison se conheceram) e acompanha o seu percurso até à morte do carismático líder.

Também Leonard Cohen estará em destaque no IndieMusic, num filme-concerto sobre a sua mítica actuação no festival britânico Isle of Wight, em 1970, quando tinha 35 anos. Cohen subiu ao palco às duas da manhã, quando os ânimos estavam ao rubro, e foi dominando a multidão com a sua voz hipnótica, num momento absolutamente mágico. Leonard Cohen: Live at the Isle of Wight 1970, é realizado por Murray Lerner, consagrado autor de filmes-concerto com grandes nomes da música como Bob Dylan, Miles Davis e Jimmy Hendrix.

O DJ chileno Ricardo Villalobos é outro dos músicos em foco neste IndieMusic. Através de uma série de longas conversas e excertos das suas brilhantes actuações, o realizador alemão Romuald Karmakar dá-nos a conhecer, em Villalobos, esta figura central da música electrónica e um dos mais importantes DJs da actualidade.

All Tomorrow’s Parties conta a história do festival homónimo de música alternativa do Reino Unido que foi buscar o seu nome à música dos Velvet Underground, e que tem como principal singularidade dar a responsabilidade da escolha dos nomes em cartaz a uma banda diferente em cada edição. Utilizando material filmado pelos próprios músicos e fãs, em suportes que vão desde o Super 8 até aos telemóveis, o documentário de Jonathan Caouette (conhecido também pela realização de Tarnation) inclui actuações dos Animal Collective, Belle & Sebastian e Sonic Youth, entre muitos outros grupos incontornáveis da cena pop/rock internacional da actualidade." in indielisboa.com

Uma bela oportunidade para ver estes filmes que de outra forma seria muito difícil ver nas nossas salas.

Sem comentários: